sexta-feira

Um padre a moda antiga... a obediência é muito antiga mesmo

 Frei Clemente Rojão


Recebo muitas cartinhas. Nem todas eu posso responder. Mas vejo uma certa empolgação ao me dizerem "padre a moda antiga". Se isso significa que como bom amuliano tenho o maior amor pela tradição da Igreja, agradeço. Mas se isso for rótulo para cisma e desobediência à hierarquia, não, repilo e mando a merda.

O Diabo tem dois chifres. Com um chifre, ele ataca a Igreja pelas novidades. Com o outro, ele ataca pelas velharias. Satã não tem preferência, desde que te atire no inferno... Para uns, ele deseja a desobediência pela novidade. Para outros, ele deseja a desobediência pela resistência às ordens de mudança.

Sou realmente um cara das antigas. Para mim, quem morre em pecado mortal ou excomungado vai para o Inferno. Compreendam ai quem desobedece o papa e o colégio dos bispos, quem se acha no direito de declarar estado de necessidade por conta própria, especialmente quando a opinião é contrária à do papa.

Tem gente que se faz das antigas e desobedece flagrantemente o magistério da Igreja e, numa instância abaixo, caga em cima do Código de Direito Canônico vigente. Paradoxo supremo da obediência, tão obedientes que desobedecem! E se você escolhe o que de atual desobedecer, fica numa instância acima, colocando seu trono sobre as estrelas, como desejava o anjo rebelde.

Pensando bem, são "das antigas" mesmo. A rebelião de Satanás é coisa bem antiga. E se perguntaram ao Capeta suas razões, ele saberá espumar códigos, sínodos, bulas, catecismos e concílios brilhantemente para se defender. Ele falará de tudo, menos da vontade de Deus.

Pode parecer que me aproximo desta turma cismática quando lamento e deploro o relaxo do episcopado, mas o inimigo do meu inimigo não é meu amigo. Eles não tem o monopólio da virtude nem da ortodoxia. Muito pelo contrário, sua desobediência luciferina renega a bela teologia que trazem nos lábios.

Fui muito sutil para o meu gosto. Eu era mais direto no passado. É a idade...

***

Isso me lembrou uma piadinha que achei por ai... e não vão me dizer que é politicamente incorreta!


ALERTA NO RADIO
O português estava dirigindo um caminhão na Via Dutra, de repente ele ouve um alerta no rádio:
- Atenção, senhores motoristas que estão trafegando pela BR-116. Muito cuidado no trecho entre os quilômetros 217 e 258, tem um louco dirigindo um caminhão na contra-mão!
E o português:
- Um só? Tem é uma porção!

***

Pelas flechas na aljava de , não venham me dizendo que "a maioria não faz a verdade", que isso eu já sabia desde que minha mãe me levou bebê à pia batismal (Eu era precoce mesmo!). A maioria não faz a verdade, mas fará o motorista sozinho na contra-mão? Especialmente quando aquele que tem o infalível GPS do Espírito Santo diz claramente que ele está na contra-mão?


Via: http://freirojao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.