terça-feira

Fui convidado a fazer uma palestra. E agora?

Se você ainda não recebeu um convite pra fazer uma palestra, inevitavelmente, esse momento vai chegar. Seja na semana de publicidade da faculdade em que estudou, seja em algum projeto da agência ou empresa, seja em um encontro de profissionais ou em alguma outra circunstância. E é uma experiência bem legal e inspiradora.

Mas como se sair bem?

Não existe receita, mas as dicas abaixo podem ajudar bastante.

Vamos lá...

1 - Se você quer que as pessoas te escutem, não leia seus slides. Use o Powerpoint, Keynote ou qualquer apoio visual como pano de fundo para o que está dizendo, e não como script. Não há nada mais chato do que um palestrante lendo os slides do começo ao fim. Se você precisa ler o que quer dizer, não se preparou o suficiente.

2 - Não deixe ninguém dizer que há slides demais na sua apresentação. Não é o número de slides que determina a qualidade do que vai dizer, mas, sim, a maneira como eles apóiam a sua fala. Não há nada errado com uma sequência de 100 imagens mudando rapidamente. Se esse formato ajuda e valoriza a experiência, vale a pena.

3 - Pense na apresentação como se fosse uma história. E a escreva assim. Antes de montar os slides, crie um roteiro o que cai dizer. Se você já começa diretamente no Power Point, as chances da apresentação ficar truncada e fragmentada são imensas.

4 - Resuma toda a apresentação em uma só linha. Se não for possível, talvez o seu material não esteja focado. Trabalhe muito pra chegar até um tema central, e faça isso pensando no que quer da apresentação, no que precisa convencer o público a pensar e em quais são os pontos pra se chegar até lá.

5 - Não caia na armadilha de tentar ser legal ou engraçado - a não ser que esse seja um traço forte da sua personalidade. Seja simples, se entusiasme e invista tempo para dizer menos. A maioria das pessoas não é engraçada ou cool, e tentando ser assim consegue apenas fazer papel de idiota. Em vez disso, tente envolver as pessoas emocionalmente. Entenda o que realmente é importante para elas, e foque nisso.

6 - Conheça sempre as pessoas com quem vai falar. Tente estudar seu público antes mesmo de iniciar a construção do seu material. Na hora H, fique atento à linguagem corporal do público e às suas expressões faciais. Se parecem interessadas, aprofunde naquele ponto e comece uma interação. Se parecem entediadas, siga adiante. Fale menos PARA as pessoas e converse mais COM elas.

7 - Exemplos e analogias funcionam muito bem. As pessoas tendem a responder melhor a elas do que quando você fala de forma concreta. Não há nada como um bom vídeo, por exemplo, para que as pessoas entendam o que está falando. Não apenas descreva as coisas - demonstre-as.

8 - Deixe um tempo para as perguntas no final. E tente antecipar quais serão essas perguntas. Assim, você pode preparar boas respostas e não ser pego desprevenido.

9 - Não se abata se o silêncio prevalecer. Alguns públicos não se envolvem. Em muitos casos, estão muito ocupados anotando o que você diz ou estão com medo de falar em frente aos outros. Portanto, siga adiante e não desanime.

10 - Ensaie - quantas vezes for preciso. Conheça tudo que vai dizer, teste o ritmo da apresentação, peça a pessoas que comentem o que entenderam da apresentação e quais foram os pontos mais marcantes. Esteja sempre aberto a modificações. No entanto, não decore, apenas saiba tudo aquilo que deve dizer. A aparência de espontaneidade é fruto da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.