terça-feira

Qual é a grande manchete que não vai para a capa dos jornais e para as chamadas dos telejornais?

A manchete de capa do Estadão é um absurdo. Afirma que, agora, Dilma é a candidata do Lula para 2014. O grande tema, no entanto, está acima, nesta notícia publicada na página 8, assinada por um colunista, para que não seja considerada opinião do jornal. Afinal de contas, Lula está chateado com os "cumpanhêros sindicalista" que não estão querendo aceitar o novo mínimo. Também está magoado com os "cumpanhêros jornalista".  E se o Lula está chateado... Esta capa de hoje do Estadão é um exemplo do domínio que Lula exerce sobre a mídia. Um dos maiores jornais do Brasil especula uma suposta mudança de humor do já quase ex-presidente, enquanto um fato concreto, que impacta de imediato a vida de 50 milhões de brasileiros é relegado a um modestíssimo segundo plano. O dever profissional do jornal  seria mostrar onde o governo pode cortar gastos para conceder um aumento pelo menos acima da inflação. Em vez disso, o "colulista" escalado para escrever sobre o tema prefere elogiar Dilma que, garroteando os mais pobres, estaria fazendo um primeiro gesto para conter despesas, agradando os economistas. Sem dúvida alguma, o Estadão, assim como a grande mídia, está cada vez mais distante do seu dever de informar para a maioria, de esclarecer a opinião pública, de gerar debate sobre os grandes temas. É uma pena. Vai demorar um bom tempo para que eles acordem do Lula. É nosso dever ajudar estes pobres diabos fantasiados de jornalistas, colunistas ou editores. Pau neles, sem dó e nem piedade!
 
Comentário SPD: Para quem entende de economia na mesma proporção que entende do funcionamento síncrono do universo, explicarei:
Este ano nós não bateremos a meta de inflação, ou seja, a inflação será maior do que a projetada, e o percentual de aumento do salário mínimo será menor do que o da inflação, ou seja, o trabalhador perdeu poder de compra este ano, e vai começar 2011 com seu salário valendo menos que em 2010.
E o jornalista puxa-saco consegue fazer elogios. Suspeito que ele não vive com o salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.