terça-feira

Aborto à moda de "Jersey Shore"



Joe BrooksNews Real Blog, 31 de dezembro de 2010
Original: Abortion: 'Jersey Shore' Style
Tradução e links (exceto por *): Bruno G. e Dextra

Deixe a MTV* assumir uma das discussões mais controversas dos últimos 50 anos e virar do avesso a sua cabeça. Não satisfeito em expor a dificuldade de ser jovem e com filhos em programas como Teen Mom e “16 and Pregnant”, a emissora procurou mostrar o outro lado da história: as garotas que decidem interromper suas gestações. Ao fazê-lo, apresentam estas garotas como pessoas mais responsáveis e, de maneira extravagante, como mães mais dedicadas do que essas que resolvem manter seus bebês. O resultado final foi um programa que deprecia a maternidade e, por fim, celebra a cultura da morte.

Com a transmissão de “No Easy Decision”, a MTV (que é proprietária de Viacom e galardoada por várias causas esquerdistas) abstém-se do paradigma de “mãe adolescente como trágica figura”, que apresentaram em seriados anteriores. O que os produtores nos dão, em proveito deles (é claro), são garotas que brincam com os “santos sofredores”. Garotas que recebem o escárnio da gentalha impiedosa sobre si mesmas a fim de que as posteriores possam fazer as mesmíssimas escolhas com impunidade. O anfitrião, Dr. Drew Pinsky, fala com um tom de familiar reverência a essas jovens senhoras. Reverência para, não somente praticarem um aborto, mas inclusive estarem dispostas a emergir das sombras e falar abertamente de suas experiências. De fato, Dr. Pinsky infunde nas garotas quase que a mesma postura de uma Rosa Park da vida. A proposta aqui parece ser a de desmistificar a escolha e o processo de um aborto de modo que demonstre ser a escolha mais madura, responsável, e aceitável do mundo. Maternidade durante a adolescênciam é difícil: um caminho ignóbil a se percorrer. Aborto durante a adolescência, por sua vez, não é somente mais responsável, mas algo que eleva o caráter daquelas que escolhem fazer algo desse tipo.

E é aqui que “No Easy Decision” descarrila de vez. O que MTV apresenta é a uma inversão moral do que é certo. É uma inversão que se torna ainda mais impressionante pelo fato de que as garotas entendem a seriedade de suas decisões. Nenhum debate sobre a “pessoalidade” do feto. Nenhum argumento acerca de quando a vida começa. Tudas as garotas parecem aceitar que estão de fato carregando uma vida dentro delas. Mas não ser sobrecarregada com uma criança é simplesmente bem melhor do que aceitar que a criança viva. Não é uma decisão moral tão maior quanto é uma análise do custo-benefício. Como uma das garotas se coloca - abortar seu bebê foi a “escolha mais difícil dos pais”, e que qualquer um poderia ter feito. Mas foi uma escolha que foi a mais benéfica para ela e naquela ocasião em sua vida.

E, no mundo às avessas da MTV, a idéia de carregar um bebê em tempo e portanto oferecê-lo para adoção é mais moralmente ambíguo que é o aborto. Certamente, seria mais difícil para qualquer mulher carregar uma criança por nove meses, somente ter o recém-nascido doado para outra família. Mesmo se é a melhor opção possível para todas as partes envolvidas e o bebê está indo para uma família amorosa e estável, você não pode fazer pouco do efeito que isso teria sobre o nascimento da mãe. Mas, somente na MTVlândia o aborto seria exposto como a mais humana de todas as escolhas possíveis.

O que a MTV intenta apresentar não foi tanto um programa a respeito do aborto, mas uma desvalorização indiscriminada da própria vida. Criaram um mundo no qual foi aceito que essas garotas estavam carregando uma vida, mas onde essa vida é de menor valor que os sonhos e aspirações de uma adolescente de dezesseis anos de idade. Um mundo no qual, não estar disposto a ir ao baile de formatura a fim de arrecada dinheiro para pagar por um aborto é considerado um sacrifício, mas onde expirar a vida de seu filho nem nascido é simplesmente uma “escolha paterna”. Afinal, o que a MTV colocou no ar não foi um programa sobre as escolhas difíceis da gravidez durante a adolescência e sobre o aborto, mas uma tentativa mal disfarçada de justificar o infanticídio.

Via: Dextra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.