quarta-feira

Venus Williams e o vitimismo brasileiro

Eu acabo de ler a coluna Saque e Voleio do Alexandre Cossenza no Globoesporte.com que critica um vestidinho/uniforme usado pela Venus Williams em um jogo oficial (veja aqui) aonde o autor fala sobre o mau gosto da peça e que o seu espalhafato tira o foco do que realmente importa: o esporte.

Para minha surpresa vários comentários falando que estas críticas eram preconceituosas, e que se o uniforme fosse usado pela “loirinha Sharapova” não haveria critica.

O vitimismo realmente assola o nosso país e outras partes do globo (embora tenha nuances absolutamente patéticas nestas terras tupiniquins). Basta que alguém seja de uma chamada “minoria protegida” (temos também minorias que não merecem proteção estatal e da polícia do politicamente correto como, por exemplo, os Judeus) para que ao menor sinal de discordância e crítica subam as bandeiras taxando o autor de preconceituoso, ultrapassado e outros epítetos menos nobres.
                Vamos aos Fatos?
1.       O Vestido é, de fato, horroroso;
2.       Sem nenhuma relação com nacionalidade, cor da pele, religião, cultura, ou opção política a Sharapova é muito mais bonita do que a Venus Williams (que não é nenhuma Emanuela de Paula);
3.       O tênis é um esporte tradicionalmente mais sóbrio;
4.       O vestido pode, efetivamente, distrair o público.

Isso já está passando dos limites. Cotas raciais, demarcação de terras para indígenas, lei da mordaça gay... Somos todos iguais ou alguns são mais iguais que os outros?



.

6 comentários:

  1. Excelente texto, só uma pequena correção, essa é a irmã mais velha, Venus, não a Serena. E, de fato, esse país sofre de hipocrisia social.

    ResponderExcluir
  2. Detalhe: a criatura na foto é a Venus, não Serena...

    ResponderExcluir
  3. Ridículas as fotos.

    Aquilo que as moças do volei vestem tb é ridículo.

    ResponderExcluir
  4. ela quer é chamar a atenção mesmo, não interessa se fosse ela ou a sharapova, pra mim seria ridículo em qualquer uma.

    ResponderExcluir
  5. Eu discordo. O fato de você vir a público com essa opinião, que discutir se pode ou não pode usar o que ela bem entender (ainda mais jogando o que joga) já demonstra que quem pensa pequeno é você. E aproveita para insinuar que é hipocrisia questionar se ela não fosse negra seria questionada. Afinal, pode ou não pode discutir o que não deve ser discutido? Mas opinião é isso, como o derrière, cada qual tem a sua...

    ResponderExcluir
  6. Waldir, eu não insinuei nada. Eu afirmei que o vestido seria ridículo em qualquer uma.
    Outra não estou discutindo o talento (que ela tem de sobra), o que estou discutindo, é que tipo de país queremos. Um aonde seja fácil se vitimizar para conseguir algo em troca ou um aonde todos, cada um com as suas condições e meios, correm atrás de seus objetivos, grandes ou pequenos.
    Não tenho pensamento pequeno, você é que tem dificuldade cognitiva.

    ResponderExcluir

Os dez mandamentos do comentador responsável:

1. Sê breve
2. Sê honesto
3. Deixa o teu nome
4. Não blasfemes
5. Não te desvies do assunto
6. Não respondas só com links
7. Não digas asneiras
8. Não sejas demasiado curioso
9. Não alegues o que não podes evidenciar
10. Não escrevas só em maiúsculas

Reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos e deselegantes.